sábado, 19 de maio de 2012

Fim da espera: na volta do Sport à elite, Fla encerra férias forçadas (Postado por Lucas Pinheiro)

Deu muita saudade. Foram dois anos que mais pareceram séculos para os torcedores do Sport sem poder ver o time na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Foi angustiante para a torcida do Flamengo. Vinte e sete longos dias de espera para ver a equipe novamente em campo. Quase um mês sem um joguinho sequer, nem amistoso. A saudade e a angústia chegam ao fim neste sábado. Os clubes rubro-negros se enfrentam pela primeira rodada do nacional, às 18h30m (de Brasília), na Ilha do Retiro.             

O último jogo do Flamengo foi em 22 de abril, na eliminação para o Vasco na semifinal da Taça Rio. De lá para cá, treinos técnicos, físicos, táticos e um bocado de interrogações. Ao longo das férias forçadas, pouca coisa andou no clube. O principal reforço, o volante Ibson, só chega na segunda-feira. Além dele, foram contratadas peças de reposição: Wellington Silva, Amaral e Jorge Luiz. Só os dois primeiros viajaram ao Recife com a delegação.

Para piorar, Ronaldinho Gaúcho deslizou na semana da estreia. No treino previsto para as 9h30m da última quarta-feira, ele chegou ao Ninho do Urubu no horário marcado e escoltado pelo carro de sua equipe de segurança, mas não teria condições ideais para trabalhar. Na avaliação de membros da comissão técnica, o jogador se apresentou aparentemente sob efeito de álcool da noite anterior. Alegou dores musculares e pediu para não treinar, mas foi correr em volta do campo a pedido do diretor de futebol do clube, Zinho. Nesta sexta, Zinho deu sua versão sobre o episódio e negou. O GLOBOESPORTE.COM, porém, mantém a versão publicada.

Envolvido com a final do Pernambucano, o Sport só teve uma semana para trabalhar para a estreia no Brasileirão. O clube anunciou apenas três contratações, mas só o atacante Felipe Azevedo, artilheiro do Cearense, fará sua estreia. O zagueiro Diego Ivo e o lateral esquerdo Reinaldo, ambos do Paulista de Jundiaí, estão regularizados, mas não foram relacionados para a partida.

A outra mudança foi no comando da equipe. Ao perder o título para o Santa Cruz, o técnico Mazola Júnior acabou demitido do cargo. O substituto, Vágner Mancini, só chegou ao Recife na tarde desta sexta-feira e não vai comandar o time. Quem estará em campo será o auxiliar técnico Gustavo Bueno. Mancini vai apenas assistir ao jogo no camarote da Ilha do Retiro.

O SporTV Rede e o SporTV HD transmitem a partida. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Sport: comandado pelo técnico interino Gustavo Bueno, mas sob a observação de Vágner Mancini, o Sport terá em campo apenas um dos três reforços para o Brasileirão. O atacante Felipe Azevedo está regularizado e forma a nova dupla de ataque leonina com Marquinhos Gabriel. A outra modificação em relação ao time que perdeu o título pernambucano para o Santa Cruz está no meio-campo. Com a saída de Marcelinho Paraíba, que trocou a Ilha pelo Barueri, o lateral Thiaguinho será improvisado no meio-campo. Assim, o Leão vai a campo com: Magrão, Bruno Aguiar, Edcarlos e Tobi; Moacir, Rithely, Naldinho, Thiaguinho e Rivaldo; Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo.

Flamengo: Joel Santana não fez mistério durante a semana. Nos treinos táticos e no coletivo, trabalhou com Rômulo entre os titulares. O volante jogará bem perto de Marcos González e Welinton, quase como um terceiro zagueiro. Desta forma, Deivid perde o lugar no ataque. A escalação: Paulo Victor, Léo Moura, González, Welinton e Magal; Rômulo, Luiz Antonio, Kleberson e Bottinelli; Ronaldinho e Vagner Love. 

Sport: Gustavo Bueno terá três importantes desfalques para escalar a equipe contra o Flamengo. O atacante Jael teve que ficar fora do duelo contra seu ex-time por conta de uma microfissura no músculo da coxa esquerda. Já o volante Hamilton segue se recuperando de uma lesão no tornozelo direito, enquanto Marquinhos Paraná ainda necessita se recondicionar fisicamente, após um período afastado por conta de uma lesão muscular.

Flamengo: o goleiro Felipe ainda se recupera de um quadro de dengue e ainda precisa retomar os treinos. O meia Renato cumpre suspensão pelo cartão vermelho recebido na última rodada do Brasileirão do ano passado, e o lateral-esquerdo Junior Cesar foi liberado da viagem para resolver a saída dele do clube. O meia Camacho e o atacante Negueba estão machucados.

Paulo César Oliveira (Fifa-SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP). Ao todo, Paulo César participou de 17 jogos no Brasileiro de 2011, aplicou três cartões vermelhos (média de 0,1) e marcou três pênaltis e 618 faltas (média de 36,5) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

Sport: após o baixo desempenho do ataque no Campeonato Pernambucano, o Sport aposta no estreante Felipe Azevedo. Artilheiro do Ceará na temporada com 19 gols, o atacante chegou ao clube na última quarta-feira e já foi escalado como titular. Apesar do pouco tempo na Ilha do Retiro, Felipe Azevedo garante que não terá problema para se adaptar.

- Eu vinha jogando no Ceará. Não tenho nenhum problema físico. Talvez seja até bom jogar para não quebrar essa sequência que vinha tendo.

Flamengo: todo o time do Flamengo começa o Campeonato Brasileiro pressionado, mas são os ombros de Ronaldinho Gaúcho que precisam carregar mais peso. As eliminações na Libertadores e no Carioca fizeram aumentar as cobranças sobre o camisa 10 e é dele que se espera uma resposta imediata.

Gustavo Bueno, técnico interino do Sport: "O Flamengo é um time que possui muita qualidade, com jogadores diferenciados e que luta pelo título, mas vamos entrar determinados para fazer um bom papel. Nossos jogadores sabem que a torcida do Sport gosta de atletas que lutam o tempo todo e que demonstram garra e espero que esse seja nosso comportamento na competição."

Kleberson, volante do Flamengo: "Ficamos com um débito muito grande. Temos um grande elenco e não conseguimos chegar à final do Campeonato Carioca e fomos eliminados da Libertadores. Agora, estamos para começar uma outra competição, outra situação, as coisas ficaram para trás. Vamos trabalhar para dar essa resposta para nós e para outras pessoas. Temos condições."

* A última vez que o Flamengo venceu estreando fora do Rio no Campeonato Brasileiro foi em 2002, quando derrotou o Internacional no Beira-Rio por 3 a 1. Desde então, estreou como visitante em 2004 (0 a 0 com o Grêmio), 2006 (1 a 0 para o São Paulo) e 2009 (2 a 0 para o Cruzeiro).

* O Sport venceu mais que perdeu estreando em Campeonatos Brasileiros da Série A. Foram 11 vitórias, 11 empates e nove derrotas.

* Esta é a quarta vez na história do Campeonato Brasileiro que Sport e Flamengo se enfrentam na primeira rodada. Em 1971, na primeira edição, as equipes jogaram no Recife e o Leão venceu por 1 a 0. Em 1975, o Sport estreou com vitória sobre o Flamengo no Maracanã por 2 a 1. A última vez que abriram suas participações no nacional com o confronto foi em 1994. O jogo terminou empatado por 1 a 1, na Ilha do Retiro.


A última vez que Sport e Flamengo se enfrentaram foi em 12 de setembro de 2009, pelo Brasileirão. A partida foi disputada no Maracanã, e os cariocas venceram por 3 a 0. Foram dois gols de Adriano e um de Zé Roberto. Naquela partida, o zagueiro Durval, hoje no Santos, foi expulso. O Flamengo jogou com Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton; Airton, Maldonado, Zé Roberto (Bruno Mezenga) e Petkovic (Erick Flores); Denis Marques (Fierro) e Adriano. O técnico era Andrade. Já o Leão entrou em campo com Magrão, Elder Granja, Juliano, Durval e Dutra; Hamilton, Zé Antônio (Fininho), Fabiano e Paulinho (Adriano); Wilson e Arce (César). A equipe era comandada por Péricles Chamusca.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial